O que é o código EAN e pra quê ele serve?

Se você deseja vender para grandes varejistas, manter o portfólio de produtos e desenvolver outros é fundamental conhecer tudo sobre o código EAN. Afinal, cada produto que você vende precisa de uma identificação própria que ajude a impulsionar as vendas.

Sem a ajuda da tecnologia fica impossível conhecer o caminho do seu produto desde a matéria-prima ao estoque e todo o sistema de logística que ele percorre. O uso de código de barras não representa apenas a possibilidade de modernizar a sua empresa, mas uma necessidade para empreendedores que, assim como você, pensam em dar passos mais largos.

No post de hoje, você vai saber o que é o código EAN, para que ele serve, sua estrutura numérica, quais os benefícios de adotá-lo e como implantar essa tecnologia no seu negócio. Continue a leitura!

O que é o código EAN

A sigla EAN significa European Article Number. Em português: Número de Artigo Europeu. O código é formado por uma série de barras verticais escaneáveis e uma sequência numérica.

Ele foi criado por uma empresa americana e, no início, possuía apenas 12 dígitos. A versão atual, utilizada no mundo inteiro, tem 13 dígitos — com exceção apenas de EUA e Canadá, que utilizam o código UPC.

Para que serve o código EAN

Muito utilizado para a identificação direta em pontos de venda, o código EAN serve para o controle interno das vendas. Ele ajuda a armazenar informações relacionadas ao produto de forma única e exclusiva, fato que permite gerenciar cada unidade ou lote.

Como é a estrutura numérica do código EAN

Os três primeiros dígitos do código EAN representam a identificação do país de origem. O prefixo 789 corresponde ao Brasil. Os próximos números, que podem variar de 4 a 7, se referem ao fabricante ou empresa proprietária da marca do produto.

O último dígito é conhecido como verificador. Ele deve ser recalculado sempre que acontecer uma mudança na numeração (os números variam de acordo com empresas e itens). O dígito verificador tem uma finalidade especial, que é auxiliar na segurança da leitura.

Qual a quantidade necessária de códigos

A quantidade de códigos que você vai utilizar na sua empresa depende da variedade de itens que você trabalha. Cada código existe para identificar um produto específico. Então, caso o seu mix contenha cerca de 30 itens diferentes, serão necessários 30 códigos: um para cada tipo de produto.

Quais os benefícios gerados com a utilização do código EAN

Mais agilidade no caixa

O leitor de código de barras identifica o produto em poucos segundos. Isso representa mais agilidade no atendimento do caixa, pois o funcionário não precisa fazer o registro manual da saída da mercadoria. Basta aproximá-la do leitor e pronto: a informação está no computador.

Mais eficiência no estoque

O código de barras facilita o reconhecimento do produto desde o momento em que ele chega, sua permanência e saída. Isso permite uma visão abrangente e exata do que você tem armazenado em estoque. Nesse sentido, fica muito mais fácil gerenciar os recursos financeiros.

Mais precisão nas informações

As chances de erros de um sistema automatizado são praticamente nulas. O mesmo não acontece quando a operação depende apenas de recursos humanos. Nesse caso, as pessoas estão sujeitas a cometer falhas que comprometem o desenvolvimento da empresa.

Mais economia com a redução de desperdícios

A gestão de estoque com código de barras evita uma série de problemas, como o desperdício de produtos com prazo de validade vencido. Isso acontece porque o sistema permite consultar o produto de várias maneiras, entre elas a data de vencimento, lote, entre outras.

Mais praticidade nas campanhas

Na hora de fazer promoções para movimentar o seu estoque, o uso dos códigos ajuda você a identificar os produtos que serão ofertados com muito mais agilidade e praticidade. A tecnologia também facilita o planejamento de todas as suas campanhas de marketing por meio de relatórios precisos.

Mais crescimento para a empresa

Com tantos benefícios, é natural que o uso de código de barras possibilite a expansão do seu negócio. Com ele é possível ampliar a sua produção, vender para um número maior de varejistas e aumentar o faturamento. Pense nisso!

Quais os formatos do código EAN

Para a sua comodidade, a empresa fornecedora do código de barras EAN pode produzi-lo em três formatos diferentes:

  • Formato EPS — é gerado em Adobe Illustrator e é um dos preferidos dos designers gráficos. Isso acontece por conta da qualidade e flexibilidade, principalmente para alteração do tamanho. O EPS é conhecido como um “formato de intercâmbio”, ou seja, não é a extensão de um programa específico e por isso pode ser aberto em diversos aplicativos;
  • Formato TIFF — o arquivo TIFF é recomendado para designers gráficos que preferem trabalhar com Photoshop e precisam usar fundos transparentes. Entretanto, esse formato não é aconselhável para uma alteração significativa de tamanho;
  • Formato JPEG — é o formato mais comum e possui alta compressão e resolução de boa qualidade. Também é desenvolvido em Adobe Photoshop, porém não é indicado para alteração significativa de tamanho.

Como adquirir o código EAN para a sua empresa

A GS1 Brasil — Associação Brasileira de Automação — é a empresa responsável pela atribuição da licença para uso de códigos de barras. Para solicitar o serviço, siga estes passos:

  1. faça um cadastro no site da empresa;
  2. envie os documentos solicitados por e-mail, fax ou Correios;
  3. efetue o pagamento do boleto que será enviado para seu e-mail.

Pronto! Feito isso, você se torna um associado da GS1 Brasil. Além de poder utilizar os códigos nos produtos, você vai ter acesso a cursos gratuitos e materiais de apoio para ajudar você a desenvolver o seu negócio.

Como você viu, o código EAN é um recurso fundamental para você aumentar a sua produção e vender muito mais. Além disso, ele ajuda a organizar os processos internos da empresa e faz com que a sua gestão seja mais eficiente.

Fonte: https://blog.gs1br.org/o-que-e-o-codigo-ean-e-pra-que-ele-serve/